quinta-feira, 19 de junho de 2008

A tríplice coroa das tirinhas

Ah, antes, parece de bom tom me apresentar também.

Olá, muito prazer, meu nome é John. Sou bobo, chato e tenho cara de mamão.

Agora vamos ao que interessa:

A Santíssima Trindade dos Quadrinhos
*trombetas tocando*
Existem, pra mim, três séries de tirinhas que são inigualáveis, cada uma à sua maneira. Três tirinhas que englobam todas as outras e que contêm a resposta pra vida, o universo e tudo o mais.
Eis, meus caros, os três grandes da tiras de jornal:

*Calvin e Haroldo
Calvin e Hobbes, no original, é uma tirinha que congrega um pouco de tudo que pode ter de bom. É humor inteligente, sutil, inocente. Traz, pra qualquer garoto, boas lembranças de tempos passados, da simplicidade da infância... tudo sem deixar de ter uma profunda reflexão sobre a vida. A grande diversão da tirinha está em ver as traquinagens do calvin e, principalmente sua amizade com o tigre de pelúcia, Haroldo. Além de, claro, ser nosso eterno companheiro nas aulas de gramática.

*Peanuts (snoopy)

Peanuts tem o snoopy, isso já dá grande vantagem. O simpático beagle se tornou ícone mundial e acabou roubando a cena de seu próprio dono, e verdadeiro protagonista das tirinhas. Charlie brown. O garoto mais Charlie Brown de todos. Suas tirinhas trazem consigo uma melancolia contida, uma depressão homeopática, digamos assim. Não dá pra ler sem pensar. Quem pode esquecer do inocente Charlie Brown dizendo "Mas o amor não foi feito pra nos tornar felizes?", ou dele falando de sua paixão: "Dizem que os opostos se atraem. Ela com certeza é alguma coisa, e eu não sou nada. Como podemos ser mais opostos?"?


Falando em paixão, talvez um dos pontos mais notáveis seja a paixão do charlie. Uma menininha ruiva, que nunca aparece, nem tem o nome citado. Ela representa um amor idealizado, tímido. Deveria dizer até intocável? Inalcançável? Acho que sim.

Dá pra ver que tenho grande estima por essa tirinha né?

*Tiras do Laerte
Isso mesmo! Os piratas de água doce estão entre os melhores. Não só eles, mas também várias criações do Laerte. É humor puro e simples, sem muita firula. Crítica ácida à sociedade. Diversão com sabor paulistano.Eu diria com certeza, é a melhor tirinha brasileira.
Outro clássico das aulas de gramática.

Bom, fico por aqui galera. estou morrendo de sono, e logo começo a escrever besteira.
E saiam da internet, vão ler alguma coisa. Mesmo que seja uma tirinha =D


2 comentários:

Ilana Kenne disse...

Tá certo que não é tirinha, mas tu devia ter falado de Turma da Mônica. De-vi-a. E nada de Pato Donald, Mickey... Disney só em filme de princesa.(Ok, Monstros SA tb vale.=])

Rábula disse...
Este comentário foi removido pelo autor.